Corrupção uma Doença
A pressa em possuir mais e mais é uma doença desenfreada. O vírus da corrupção, nossa catástrofe, por nós mesmos foi criado e somos os únicos responsáveis por ela. Como uma doença, a corrupção esta presente no dia-a-dia de todos nós, a participação de cada um e sua parcela de responsabilidade pela atual desordem, favoreceu para que vivêssemos em um país em que a corrupção é tratada como algo normal.
A ambição é um mal que afeta as relações administrativas e sociais, devido o excessivo apego ao poder, ou ainda as falhas de caráter, as fraquezas de espírito cívico de cada um de nós. A figura odiosa da corrupção marca instituições, relações humanas e a própria construção do caráter humano, relacionados a valores simples como honestidade, ou ainda, da própria moralidade, que atualmente estão corroídos pelos problemas exagerados do individualismo e da indecência.
A corrupção esta impregnada em nossas vidas. A lei da vantagem agrada a todos, pois hoje o problema da humanidade é ter e não ser. Os valores são apenas status e poder e não a solidariedade, a amizade, o respeito, o cumprimento da palavra dada. Foi-se o tempo em que a palavra dada representava uma garantia. Atualmente as pessoas cometem pequenos delitos sem se preocupar com as consequências, muitas vezes com a certeza de que sairão impunes.
Apesar do quadro desestimulante, é possível reverter toda esta situação. Depende, porém, de gestos e atitudes de cada um de nós, em nossas casas, no trabalho e, principalmente, em nossa vida na comunidade. É necessário que cada um faça a sua parte, começando por mim, por você, por todos nós, e que seja diário e cotidiano o desejo de fazer o bem, e que este seja herança para nossos filhos e descendentes.