quimica
Agroindústria Módulo 1
Métodos usuais de purificação de substancias e de separação dos componentes de misturas.
Ana Paula Figueiredo
Carina Diniz
Carla Mayo
Diandra da Silva
Janaina Pinheiro
Itapetininga, 2013.
I. Objetivo
Utilizar o método mais adequado para separar as misturas apresentadas.
II. Introdução teórica.
As misturas são comuns em nosso dia a dia; como exemplos têm: as bebidas, os combustíveis e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.
Qualquer material feito de duas ou mais substancias, que não são combinadas quimicamente, e uma mistura. O isolamento dos componentes puros, a partir de uma mistura, requer a separação de um componente do outro e vários métodos têm sido desenvolvidos com essa finalidade. Alguns se baseiam nas diferenças de propriedades físicas dos componentes da mistura; outros, nas diferenças de propriedades químicas ou de características químicas.
Algumas das técnicas mais simples de separação dos componentes de misturas são:
LEVIGAÇAO: E usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes e facilmente arrastado pelo liquido. Exemplo: Separação do ouro das areias auríferas.
CATAÇAO: E o método rudimentar baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Utilizamos as mãos ou pinças na separação dos componentes. Exemplo: Separação das bolas por cores.
VENTILAÇAO: Consiste em separar os componentes da mistura por uma corrente de as, que arrasta o componente mais leve. Exemplo: Separação dos grãos de café de suas cascas.
PENEIRAÇAO OU TAMISAÇAO: E usada para separar componentes de misturas de sólidos de tamanhos diferentes; passa-se a mistura por uma peneira. Exemplo: Separação da areia dos pedregulhos.
FLOTAÇAO: Consiste em colocar a mistura em um liquido que dissolva apenas um dos componentes. Exemplo: Separação do pó de serra da areia.