Os Diferentes Tipos de Conhecimento
1 INTRODUÇÃO 3
2 SENSO COMUM 4
3 CONHECIMENTO RELIGIOSO 5
4 CONHECIMENTO FILOSÓFICO 6
5 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 8
6 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
REFERÊNCIAS .......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Sendo a Universidade um ambiente acadêmico, com uma carga de responsabilidade social e educacional imensa, logo fica claro o papel da mesma de imbuir em seus discentes a curiosidade científica e a vontade de contribuir para a evolução da sociedade e do mundo, seja em pequena ou larga escala, na área de conhecimento escolhida pelo aluno, incentivando-o a participar ativamente dos avanços promovidos e possibilitados pela instituição.
Para tanto, é necessário introduzir o aluno ao método científico, para que ele contribua com o avanço da ciência de forma responsável e embasada em todo o conhecimento já adquirido previamente pela humanidade. Dessa forma, o presente trabalho se mostra como uma oportunidade de introduzir alunos recém ingressos à Universidade aos conceitos básicos do conhecimento científico, para que os mesmos passem a ver o mundo com olhos mais críticos e questionadores e desde cedo já participem do processo acadêmico, contribuindo com a evolução da ciência e do conhecimento.
O objetivo do presente trabalho é abordar de forma sucinta os quatro tipos de conhecimento, sendo eles o senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico, e o conhecimento científico, expondo em linhas gerais suas características principais de forma a evidenciar suas peculiaridades e diferenças, fazendo com que os alunos e leitores saibam que não existe apenas um único tipo de conhecimento. Entretanto, ao final pretende-se destacar um como sendo o único tipo de conhecimento ideal para ser utilizado no meio acadêmico, ficando