Administracao publica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DE SÃO LUÍS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5º PERÍODO – TURMA AD5N2
Prof.º Genival Oliveira
Administração Pública
São Luís-MA
2010
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DE SÃO LUÍS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5º PERÍODO – TURMA AD5N2
Prof.º Genival Oliveira
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Pública ministrada pelo Prof.º Genival Oliveira, tendo como finalidade a obtenção de 30% da nota para complemento da média bimestral.
São Luís-MA
2010
Atividade Acadêmica sobre os textos de corrupção dos seguintes autores:
Texto I- Corrupção como sistema- Jerri Coelho
Texto II- Corrupção e Poder- Luiz Francisco de Souza
Texto III- Corrupção e Controle- Francisco Carlos da Cruz Silva
♦ As convergências e diferenças entre eles:
No texto I,o autor Jerri Coelho afirma que a corrupção é um mal que acompanha qualquer sistema de organização social, e que também seria um caso de gestão,pois a mesma é inimiga de uma organização inteligente.
E também aponta que um dos fatores da corrupção no país,são desvios éticos que podem ser causados por elementos psicológicos,políticos,sociais e históricos; e com isso o autor faz uma comparação interessante assim como os organismos vivos não estão imunes a qualquer tipo de doença,nenhum sistema organizado esta imune ao mal que é a corrupção.
E por fim ele defende que corrupção já não é mais questão de policia, e sim de uma boa e confiável gestão,pois não há situação pior para um corrupto esta num ambiente dotado de circunstancias confiáveis, onde o poder não se concentra somente nas mãos de poucos.
O texto II que fala sobre corrupção e controle, relata que a corrupção foi resultante do patrimonialismo, ou seja, a não separação do que era público e do que era privado, com isso logo após o impeachment de Fernando Collor criou-se uma Comissão