Corrupção Policial
Direito Diurno – Campus Contagem
Disciplina: FMC
Professora: Júlia Calvo
Aluno: Wellington Saraiva Júnior Síntese do texto sobre corrupção policial
“A Corrupção é um fenômeno recorrente em todas as organizações policiais, são praticas encontradas em muitas polícias, que se estendem aos mais diversos níveis da organização e nem sempre envolvem apenas ganhos financeiros.”
“Não por acaso, este cenário é bastante familiar aos habitantes dos grandes centros urbanos brasileiros”.
“No código penal a corrupção é definida pelo artigo 317 caracterizando – se por ser um ato cometido por funcionários públicos.”
“A Necessidade de um código de regras organizacionais que definam claramente em que consiste este abuso”.
“Um dos paradoxos sobre as causas da corrupção é que ela encontra-se intimamente ligada á própria natureza da atividade policial. A discricionariedade é uma característica que significa que os policiais tomam decisões ad hoc sobre situações que não são claramente definidas no código penal.”
Texto analítico: A Corrupção policial brasileira tem muito haver com as condições sociais do país, a sua concepção inicial já nasceu errada, pois a policia foi criada e orientada para reprimir os “de baixo”, arrancados da África e tornados escravos no Brasil. Achar que o problema se resolve apenas com medidas pontais como faz o governo via seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo pedindo que se exclua das corporações o policial corrupto é não encarar o problema de forma direta e honesta, tem que mudar toda uma instituição investindo em políticas públicas em sua formação como direitos humanos por exemplo. Excluir apenas alguns é paliativo e não resolve o problema de fato. A corporação é corrupta e forma corruptos e infligidores de leis, mas não devemos esquecer que PM é integrante da sociedade