Corrupção policial
RESUMO:
O presente trabalho visa abordar a corrupção em apenas um de seus aspectos, tendo em vista que este tema possui multifacetas, ou seja, pode ser alocado em diversas áreas e se encaixa em inúmeros pontos de vista. Nosso enfoque recairá sobre a corrupção inerente ao brasileiro, que está enraizada em nosso país e largamente exemplificada no dia a dia, através de nossos representantes políticos, autoridades policiais, colegas de profissão, grandes e pequenos empresários, profissionais de todas as áreas, pessoas comuns, etc..
1. INTRODUÇÃO
A corrupção é um assunto abordado diariamente pela mídia do Brasil e do mundo, seja por fatos novos, ou mesmo aqueles ocorridos outrora, mas que possuem um lastro e precisam ser esclarecidos e devidamente punidos conforme o ordenamento jurídico prevê. Assim como os políticos, há também o exercício da corrupção em outros setores de prestação de serviços pela Administração Pública, Privada, inclusive, através do próprio povo brasileiro. Ou seja, é um mal reincidente e tipicamente comum ao país. Porque isso acontece? Como tudo isso começou? Há remédio ou solução aplicável as diversas situações carregadas de corrupção? Quais são as perspectivas de um que país vivencia constantemente estas situações? E mais, quando a corrupção deixa de gerar oportunidades e crescimento para o povo em função do egoísmo de alguns e egocentrismo de outros? Para responder estas questões fizemos uma pesquisa direcionada às causas e consequências da corrupção policial no Brasil.
1. Contexto histórico e receptividade do tema no país
Com o passar dos anos, o termo Corrupção adquiriu características e referenciais abrasileirados, por ter se tornado uma conduta típica do povo brasileiro e principalmente de nossos representantes políticos. O fato tornou-se tão comum,