Corrupção
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CORRUPÇÃO POLICIAL
Aline Barbosa
Ana Carolina Campos
Brendha Lohaine Chagas
Chirley Dias
Gabriella Molinari
Laura Nogueira
Virgínia Borges
Belo Horizonte, 28 de maio de 2013
* O QUE É CORRUPÇÃO?
Segundo o dicionário Corrupção trata-se de um substantivo feminino cujo significado encontra-se ligado à ação ou efeito de corromper, ou seja, de fazer degenerar; ação de seduzir por dinheiro, presentes ou quaisquer benesses alguém, levando este alguém a se afastar da conduta reta. Corrupção não diz respeito só aos políticos, que é o que a maioria das pessoas pensam hoje em dia, temos variados tipos de corrupção, e convivemos com isso o tempo inteiro.
No Brasil a existência da corrupção não tem origem determinada, mas já era intensa na Ditadura Militar e foi em 1992 que a imprensa apresentava detalhes de provas documentais e desvios de verbas de recursos públicos, que resultaram no afastamento do então presidente Fernando Collor. E o que tudo indica é que a mesma continua presentemente.
A maior evidência de corrupção está nos países não democráticos e de terceiro mundo, onde se faz presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário.). Na sociedade brasileira a camada pobre, que é totalmente dependente dos serviços públicos, é sacrificada para favorecer os corruptos, assim fica difícil de suprir todas as necessidades sociais se as mesmas são dividas com as pessoas que dependem do atendimento público e com os traficantes (corruptos). E a cada dia que passa a sensação de impunidade aumenta diante de tantos noticiários sobre corrupção.
Para acabar com tanta impunidade, é preciso que seja feito uma reestruturação das leis do país e que essas sejam cumpridas por todas as classes, sem desfavorecer qualquer que seja e sendo igualitária a todos.
Operação Compadre prende 47 policiais acusados de cobrar propina de comerciantes
30.04.2013 - 14h25
Rio de Janeiro