corroção
A Corrosão é um fenômeno que ocorre com todos os materiais, sejam eles quais forem. Num aspecto muito difundido e aceito e aceito universalmente pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química. Eletroquímica e eletrolítica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. A deterioração representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgastes, variações químicas ou modificações estruturais. Com o uso mais intenso de ligas metálicas, principalmente as ferrosas, o homem se deparou com um grande problema. As ligas ferrosas possuem as melhores propriedades mecânicas dentre os metais e seus custos de fabricação são os mais reduzidos. Por outro lado, o aço não possui as características nobres de resistência à corrosão que o ouro, prata ou alumínio, por exemplo, apresentam. A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar.
Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc. Além de as pessoas perderem alguns de seus bens materiais, torna-se necessário que a indústria produza mais desses metais apenas para substituir os que foram danificados. Por exemplo, no caso do ferro, a ferrugem provoca a perda de bilhões de dólares no mundo inteiro; 20% do ferro é produzido para substituição. O objetivo desse trabalho é compreender como se forma a corrosão, os locais onde a ferrugem é mais agressiva e quais a forma de tratamento.
1 – Desenvolvimento
A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar. Veja como isso se dá, por exemplo, na ferrugem do ferro, principalmente em