ESTRUTURA DAS FALHAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
PROFESSOR: YURI ALVES
ALUNOS:
ESTUDOS DAS FALHAS
1) DIFERENCIE CONCEITUANDO AS FRATURAS DUCTEIS E FRAGEIS:
RESP:
FRATURAS DUCTEIS: ocorre uma presença de deformação plastica, dando sinal de que uma fratura é iminente, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas, mas energias de deformação é exigida para induzir uma fratura ductil, uma vez que materiais ducteis são geralmente mais tenazes.
FRATURAS FRAGEIS: ocorre rapidamente e catastroficamente, sem qualquer aviso; isto é uma consequencia de espontanea e rapida propagação de trincas.a direção do movimento da trinca esta muito proxima de ser perpendicular a direção da tensão de tração aplicada e produz uma superficie de fratua relativamente plana.
2) COMO PODEMOS CLASSIFICAR O ESTUDO DAS FALHAS?
RESP:
A classificação dos estudos das falhas esta baseado na habilidade de um material em experimetar uma deformação plastica.
3) UMA ESTRUTURA É SUBMETIDA A UMA TENSÃO DE TRAÇÃO DE 60 MPa. SE A ENERGIA DE SUPERFICIE ESPECÍFICA E O MODULO DE ELASTICIADADE PARA ESTE MATERIAL SÃO DE 0,6 J/m2 E 69 GPa, RESPECTIVAMENTE, DETERMINE O COMPRIMENTO MAXIMO DE UM DEFEITO DE SUPERFICIE QUE É POSSIVEL EXISTIR SEM QUE OCORRA UMA FRATURA NU MATERIAL.
4) SOBRE O CONCEITO DE FRATURA POR FADIGA ASSINALE A ALTERNATIA CORRETA:
( ) FALHA QUE OCORRE EM MATERIAIS SUJEITOS A TENSÃO QUE VARIA AO LONGO DO TEMPO.
( ) FALHA QUE PODE OCORRER EM NIVEIS DE TENSÕES MAIS BAIXO QUE O LIMITE DE RESISTENCIA DO MATERIAL.
( ) É A RESPONSÁVEL POR MAIS DE 90% DE TODAS AS FALHAS DE METAIS, AFETANDO TAMBÉM CERAMICOS E POLIMEROS.
( ) OCORRE SUBTAMENTE SEM AVISO PRÉVIO.
( ) A FALHA POR FADIGA É DO TIPO FRAGIL, COO MUITO POUCA DEFORMAÇÃO.
5) UM ENGENHEIRO PRECISA DE UM MATERIAL PARA FABRICAR UM GERADOR A VAPOR QUE VAI SER SUBMETIDO A TENSÕES CENTRIFUGAS, E DE LINHAS DE VAPOR SOBRE ALTA PRESSÃO. NESSE CASO ELE TEM UM GRAVE PROBLEMA A SER SOLUCIONADO QUE É O