1
2. Qual o papel de Deus no sistema cartesiano? Só Deus pode garantir que não se engano quando pensa clara e distintamente.
No terceiro nível da dúvida, Descartes admite a existência de um Deus enganador. Porém, uma vez provada a existência de Deus, como ser perfeito, é afastada essa hipótese, pois “enganar” seria próprio de imperfeição.
Deus assume um papel fundamental no sistema cartesiano porque vai garantir a verdade das ideias inatas, do critério de verdade. Deus é garantia da validade das evidências e da objetividade do conhecimento.As nossas faculdades de conhecimento foram criadas por Deus, que não é enganador.
Também Deus é garantia que a crença no mundo exterior é verdadeira. O facto de conceber de forma clara e distinta que o mundo físico consiste na extensão e no movimento é razão para não duvidar que o mundo exista.
Deus valida o conhecimento humano. Deus garante a adequação entre o pensamento evidente e a realidade.
3. Confronte o inatismo cartesiano com o a teoria filosófica empirista de Hume, mencionando os seguintes aspetos: - origem das ideias - limites do conhecimento - valor de deus 4. Hume nas sua teorias comete a falácia da circularidade. Explique a.
É o critério de verdade que permite justificar a proposição – Deus existe
Deus existe porque concebo clara e distintamente que Deus