INCIDÊNCIA DE FALHAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO DEVIDO À FALTA DE CONTROLE EM CANTEIROS DE OBRAS
1Matheus Vieira de Macedo Santos
2Antônio Sérgio Ramos da Silva
RESUMO: O cenário atual da cidade de Salvador está transformado em um verdadeiro canteiro de obras, que é reflexo do “boom” da Construção Civil, cada vez mais marcante no País. No entanto, a utilização de materiais de baixa qualidade e o despreparo da mão de obra, são resultados da falta de controle nos canteiros de obras que acarretam falhas nas estruturas gerando acréscimos de custos para os construtores e qualidade do produto final não esperada. O presente trabalho evidencia a problemática das falhas nos canteiros de obras da cidade de Salvador, perpassando por uma análise de campo com registros fotográficos para facilitar a visualização do leitor, fazendo críticas e apontando as causas das falhas. Através do embasamento teórico adquirido, criou-se uma coletânea de informações, a fim de estabelecer o juízo da problemática ratificando as hipóteses geradas na pesquisa.
Palavras chave: Construção Civil; Controle; Falhas.
1. INTRODUÇÃO A construção civil baiana acompanha a expansão do setor em todo o País. Segundo a Sinduscon-Ba, o crescimento no primeiro trimestre de 2011 foi de 4,2%, gerando 8876 vagas formais na área. Entretanto, nove em cada dez empresas da construção civil sofrem com a falta de trabalhadores qualificados no setor, segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo com a estabilização econômica e consequente crescimento acelerado do setor da Construção Civil, tornou-se claro um problema que não era visível: a falta de controle de qualidade nos canteiros de obras.
Segundo Souza (1998), com o crescimento acelerado da Construção Civil, foi inevitável a necessidade de inovações que trouxeram a aceitação implícita de maiores riscos. E ainda afirma que mesmo os construtores estando cada vez mais convictos de que a qualidade é rentável a curto e