Materiais de construcao
Trata-se de propor um controle de qualidade adequado.
Atualmente, com a expansão do mercado de construção civil tem havido uma procura muito grande por empresas que forneçam serviços e materiais com qualidade e bom custo. Dessa forma presente trabalho vem expor quais os procedimentos, técnicas e normas adotadas para um adequado controle de qualidade técnica e ambiental na execução do concreto. Trata-se também da patologia do concreto que é um tipo de doença nas estruturas, sendo conhecido como defeitos apresentados em um empreendimento. Pretende-se mostra os parâmetros aplicados no processo de produção do concreto, como por exemplo, os ensaios e normas aplicadas para que o produto final atinja a qualidade e eficiência desejada.
Mostrando-se também as diversas patologias existentes como trincas, fissuras, corrosão e deslocamentos de revestimentos e deformações.
Palavra chaves: Controle de qualidade, patologia, edificações, corrosão, concreto. 1 – INTRODUÇÃO
O concreto é um dos materiais mais utilizado na indústria da construção civil. Os fatores que contribuem para o seu consumo são: resistência a ação da água, durabilidade do concreto quando submetidos a ação da água agressivas, facilidade na execução de elementos estruturais de concreto, material de custo acessível e de fácil manuseio no canteiro de obras. Pode substituir outros materiais, como por exemplo, em obras de pavimentação substitui o asfalto.
A competitividade existente no mercado da construção civil tem feito com que muitas empresas optem por um efetivo controle de qualidade, ou seja, através de sistemas de controle de qualidade, técnicas avançadas e estudos minuciosos procuram manter a qualidade especifica do produto. Dessa forma, minimizar os problemas de patologias que geralmente aparecem. Alem do controle de qualidade, contratando profissionais habilitados para a execução da obra.
2 – CONTROLE DE QUALIDADE DO CONCRETO
Os tópicos a seguir terão como