estrutura de pré moldados
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO
ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Leandro Gianechini Oliveira
leandrogianechini@gmail.com Isabelle Baginski Santos i.baginski@hotmail.com
Resumo
A apresentação deste trabalho tem por objetivo, mostrar de forma sucinta o processo construtivo de estruturas pré-moldadas na construção civil. Vamos analisar as suas vantagens, desvantagens, custos, planejamento de utilização nos canteiros de obras e sua montagem. 1. Introdução
A industrialização da construção civil, através da utilização de peças de concreto pré-fabricados, promoveu um salto de qualidade nos canteiros de obras, pois através de componentes industrializados com alto controle ao longo de sua produção, com materiais de boa qualidade, fornecedores selecionados e mão de obra treinada e qualificada, as obras tornam-se mais organizadas e seguras.
2. Fundamentação Teórica
DEFINIÇÃO: A norma NBR 9062 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré - Moldado - define estrutura pré-fabricada como elemento pré-moldado executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, ou em instalações permanentes de empresas destinadas para este fim que atende aos requisitos mínimos de mão de obra qualificada; a matéria prima dos elementos pré-fabricados deve ser enviada e testada quando no recebimento pela empresa e previamente á sua utilização.
HISTÓRIA DA PRÉ-FABRICAÇÃO: Segundo VASCONCELLOS (2002), não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado ocorreu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado.
SALLAS (1988) considera a utilização dos pré-fabricados de concreto dividida em três seguintes etapas:
1º de 1950 à 1970 – período em que a falta de edificações