asddhubfgrwrntab

29971 palavras 120 páginas
gasodutos de CO2, podem ser instalados em diversos locais sendo tanto sobre ou sob a terra ou água. Em geral, são instalados no local de captura e seguem diretamente para o local de armazenagem, onde em seguida serão colocados em um navio para seguir para seu destino final.
O CO2 pode ser transportado pelo gasoduto nos três estados fundamentais: sólido, liquido ou gasoso. Porém, normalmente, ele é transportado no estado gasoso. Ao longo do gasoduto, existem “compressores intermitentes” que permitem que o gás fique em movimento e siga em direção ao local de armazenagem. Ou seja, existem estações de compressão que recuperam a pressão perdida ao longo do caminho e de certa maneira “empurram” o gás pelo gasoduto. Desta maneira, a maioria dos dutos empregados para o transporte de CO2 são projetados para ter uma pressão acima de 7,38 Mpa, isto é para condições de fase densa, já que sabe-se que o CO2 é mais denso que o ar.
Além disso, para que ele siga para o seu destino é necessário que o gás esteja livre do sulfito de hidrogênio e seco para que não haja a corroção do gasoduto. Pequenas quantidades de impureza e a presença do metano causam um grande efeito nas propriedades do CO2, e, portanto, devem ser reduzidas ao máximo possível antes do transporte do mesmo.
Atualmente, nos EUA existem 5800 km de gasodutos e na Noruega, 150km de gasodutos marítimos. gasodutos de CO2, podem ser instalados em diversos locais sendo tanto sobre ou sob a terra ou água. Em geral, são instalados no local de captura e seguem diretamente para o local de armazenagem, onde em seguida serão colocados em um navio para seguir para seu destino final.
O CO2 pode ser transportado pelo gasoduto nos três estados fundamentais: sólido, liquido ou gasoso. Porém, normalmente, ele é transportado no estado gasoso. Ao longo do gasoduto, existem “compressores intermitentes” que permitem que o gás fique em movimento e siga em direção ao local de armazenagem. Ou seja,

Relacionados