Alumínio
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxido que se forma rapidamente quando é exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre, o mesmo tem uma excelente resistência a corroção e durabilidade, devido á camada protetora de óxido. É considerado o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro.
O alumínio (simbolo Al) é um metal representativa de número atômico igual a 13 e massa atômica ponderada 27 u. Por ser leve, relativamente resistente e bom condutor de calor e eletricidade, é muito usado na produção de eletroeletrônicos ( computadores, aparelhos de aúdio e vídeo), latas de bebida (refrigerante, cervejas), além de usos culinários (panelas, baldes de gelo e "papel alumínio").
Nas condições ambiente, é sólido e brilhante. E, por possuir grande afinidade com oxigênio (já que é um metal não-nobre) não é encontrado puro na natureza (apesar de ser o metal mais abundante da crosta terrestre), mas na forma de óxidos e silicatos. Sua trivalência positiva faz com que seja altamente oxidável, logo, sua aparência visual é de cinza fosco; para que sua verdadeira aparência brilhante seja vista, é necessário um polimento ou atrito com outro .metal mais duro.
O estado de oxidação +3 é praticamente o único encontrado no alumínio e a existência de hidróxido sólidos formam o principal componente do mineral bauxita.
O alumínio impuro constitui cerca de 8% do solo da Terra, e se apresenta na forma da criolita (fluoretos de alumínio de sódio), bauxita (hidróxidos de alumínio com argila) ou ainda, granitos e outros sais silicatados e oxigenados.
Praticamente todo o alumínio produzido provém da própria bauxita, pois os outros minérios tornam o processo mais inviável,