Agentes físicos
Professor: Arimatéia
Curso: 1º AQ
Riscos Ambientais
Zé Doca-MA
2014
1.Ruído
1.1- Conceitos e parâmetros básicos
a) Som
O som é qualquer vibração ou conjunto de vibrações ou ondas mecânicas que podem ser ouvidas. Na Higiene Ocupacional costuma-se denominar barulho todo som indesejável; o barulho e o ruído são interpretações subjetivas e desagradáveis de um som.
Para a vibração ser ouvida, é necessário que a frequência do som se situe entre 16 Hz e 20.000 Hz e que a variação de pressão sonora provocada pela vibração atinja o limiar de audibilidade (2 x 10-5 N/m²). Alguns autores mencionam a faixa audível entre 20 Hz e 20.000 Hz(3). Do ponto de vista da Higiene do Trabalho:
“O ruído é o fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão (no caso, ar) em função da frequência, isto é, para uma dada frequência podem existir, em forma aleatória através do tempo, variações de diferentes pressões.”
Essa é uma situação real e frequente, daí utiliza-se a expressão ruído, “mas que não necessariamente significa sensação subjetiva do barulho”.
Do ponto de vista físico, não há diferença entre som, ruído e barulho, no entanto, quanto á resposta subjetiva, ruído ou barulho podem ser definidos como um som desagradável ou indesejável. Assim, por exemplo, numa boate a música pode ser considerada som para uns e ruído para outros.
1.2- Efeitos do ruído sobre o organismo
a) Efeitos extra auditivos do ruído (5)
O ruído contribui para gerar distúrbios gastrintestinais e distúrbios relacionados com o sistema nervoso (por exemplo: irritabilidade, nervosismo, vertigens, etc.). Um ruído intenso o súbito acelera o pulso, eleva a pressão arterial, contrai os vasos sanguíneos, contrai os músculos do estômago, entre outras alterações.
Calor
Conceito: O calor constitui um fator de risco importante do ponto de vista de saúde ocupacional. A