Agentes Fisicos e Quimicos
SEGURANÇA DO TRABALHO III. DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO
AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS
Adalgisa Aparecida Gomes
Carla de Alvarenga Elias
Dayse Junia do Nascimento Amaro
Fabiana Roberta de Araújo
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
EPR - ESCOLA POLITÉCNICA RAMOS DE LAFAIETE
SEGURANÇA DO TRABALHO III. DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO
PROFESSOR: José Carlos
AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS
Trabalho apresentado pelos alunos Segurança do Trabalho III para disciplina Higiene do Trabalho.
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
SUMÁRIO
Tipos de Riscos
Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n0 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta Portaria contem uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora n0 5 (NR-5):
Riscos e seus agentes
1. Riscos de acidentes - Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
2. Riscos ergonômicos - Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.
3. Riscos físicos - Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.
4. Riscos químicos - Consideram-se