AGENTES FISICOS
AGENTES FÍSICOS
Agentes Físicos
Definição:
São as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. São os riscos gerados pelos agentes que têm capacidade de modificar as características físicas do meio ambiente. Por exemplo, a existência de um tear numa tecelagem introduz no ambiente um risco, já que tal máquina gera ruídos, isto é, ondas sonoras que irão alterar a pressão acústica que incide sobre os ouvidos dos operários. Os riscos físicos se caracterizam por:
Exigirem um meio de transmissão (em geral o ar) para propagarem sua nocividade. Agirem mesmo sobre pessoas que não têm contato direto com a fonte do risco. Em geral ocasiona lesões crônicas, mediatas. Tipos de Agentes Físicos:
• Ruído
• Vibrações
• Umidade
• Temperaturas extremas (altas e baixas)
• Pressões anormais em relação à pressão atmosférica
• Radiações ionizantes e radiações não ionizantes
Ruído:
É o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saude de quem o percebe. Ou seja, ruído é um som ou um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido dos indivíduos.
Tipos de Ruido :
Ruído contínuo - é aquele que possui pouca ou nenhuma variação durante um certo período.
Exemplos: máquinas em operação.
Ruído intermitente - é aquele com variações de intensidade.
Exemplos: britadeiras em operação, trânsito da cidade, etc.
Ruído de impacto - é aquele som muito forte/ intenso num período de tempo bastante curto.
Exemplos: explosões, detonações, disparo de armas de fogo, etc.
Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com conseqüências imprevisíveis sobre o equilíbrio psicossomático. De um modo geral, quanto mais elevados os níveis encontrados, maior o número de trabalhadores que apresentarão início de surdez profissional e menor será o tempo em que este e outros