Tipos de sangue
Todos os sangues estão compostos pelos mesmos componentes, mas nem todas as pessoas contam com o mesmo tipo deste líquido vital. O tipo de sangue depende de dois fatores: o grupo sanguíneo em função do antígeno e o Rh, que pode ser positivo ou negativo. A partir disso, podem ser determinados oito tipos de sangue. Este fato é de vital importância para as transfusões de sangue, já que nem todos os tipos de sangue são compatíveis entre eles. Neste artigo da umComo, ampliamos para você a informação sobre os tipos sanguíneos.
1.1 O antígeno
Para entender a existência de diferentes tipos de sangue, é necessário compreender quem o produz. Em primeiro lugar, devemos destacar a existência de diferentes antígenos, que são substâncias capazes de criar um anticorpo. É uma substância que pode ser considerada estranha ou agressiva. Sendo assim, se uma pessoa tiver um antígeno em seus glóbulos vermelhos, terá no plasma de seu sangue um anticorpo contra um antígeno diferente. Partindo dessa base, criou-se o sistema de grupos AB0 baseado nos tipos de antígenos.
1.2 Grupos AB0
Para simplificar: quem tem antígeno A em seus glóbulos tem em seu plasma um anticorpo anti-B. Sendo assim o A só admite o A e recusará (pelo anticorpo que possui) todos os B. inversão inverso acontecerá com o sangue de antígeno B, enquanto que aqueles que tiverem antígenos A e B, não terão anticorpos no plasma; o contrário acontece com quem tem o 0, que não possui antígenos em seus glóbulos vermelhos, mas possui anticorpos anti-B e anti-A em seu plasma.
1.3 Fator Rh
Além do grupo sanguíneo, no tipo de sangue também influi o fator Rh (Rhesus) ou antígeno D. É ele que atribui valor positivo ou negativo ao grupo, pois quando este antígeno está presente nos glóbulos vermelhos, designa-se como positivo, e se não existe, como negativo. Desta forma, determinam-se os oito tipos de sangue: A / A-; B / B-; AB / AB-; 0 / 0-.
1.4 Compatibilidade sanguínea
Como dissemos no começo, os