corrosão e deteriorização do concreto
Os fatores mecânicos podem ser algumas vibrações ou erosões. No caso da erosão, ela é importante para as estruturas sujeitas ao desgaste pelo escoamento das águas, ela é causada pela passagem abrasiva dos fluidos contendo partículas finas suspensas, a cavitação e a degradação da superfície do concreto causada pela implosão de bolhas de vapor de água quando a velocidade ou direção do escoamento sofre uma mudança brusca.
A erosão é mais acentuada quando o fluido em movimento contém partículas em suspensão na forma de sólidos, que funcionam como abrasivos, como é o caso de cavitação. A cavitação é observada quando se tem a água sujeita a regiões de grande pressão, formando bolhas de vapor de água que são arrastadas pela água em movimento, e se rompem transmitindo grande onda de choque para os materiais presentes. A cavitação é mais freqüente em canais e vertedores de barragens.
Os fatores físicos têm como característica as variações de temperatura, as condições climáticas como frias e calor, umidade do ar e ventos, ação do fogo, todas essas características podem provocar problemas no concreto.
Já os fatores biológicos ou químicos, podem ser alguns produtos químicos como ácidos e sais. No exemplo do ataque por sulfato, os fatores que influenciam o são: a quantidade e natureza do sulfato presente, o nível da água e sua variação sazonal, o fluxo da água subterrânea e a porosidade do solo, a forma de construção e a qualidade do concreto; são fatores externos e fatores que dependem de especificações construtivas. Inúmeros acidentes causados pelo ataque de sulfatos e a literatura técnica recomenda que, para um concreto com peso normal, uma relação água/cimento mais baixa deva ser usada para estanqueidade ou para proteção contra a corrosão.
FORMAS DE CORROSÃO
Existem algumas formas de corrosão do concreto. A