Corros Es
Uniban
2º Semestre Engenharia Civil
Química
Introdução
Corrosão é a destruição ou deteriorização de um material em decorrência de uma reação química ou eletroquímica resultante da interação do material com o meio no qual este está inserido, sendo esses, a oxidação e a corrosão propriamente dita, basicamente, os dois processos principais que podem incidir sobre as armaduras de aço para o concreto armado. A oxidação consiste do ataque provocado por uma reação gás-metal causando a formação de uma película de óxido que, à temperatura ambiente, é extremamente lenta e não provoca uma deteriorização significativa das estruturas, salvo haver na atmosfera algum gás muito agressivo. A corrosão propriamente dita, ocorre em decorrência de um ataque preponderantemente de natureza eletroquímica em meio aquoso, quando se forma uma película de eletrólito sobre a superfície de fios ou aço, ou seja quando há umidade no concreto, salvo situações especiais e muito raras, tais como:
Em estufas ou sob a ação de elevadas temperaturas (>80°C);
Em ambientes de baixa umidade relativa (U.R.<50%). É essa a corrosão que ataca armaduras quando ainda armazenadas no canteiro e com a qual o engenheiro civil deve se preocupar e, portanto, conhecer profundamente uma vez que é mais simples preveni-la do que tentar saná-la depois de iniciado o processo. Para estudo, a corrosão pode ser classificada segundo ao meio e à sua morfologia. Segundo ao meio é dividida em Corrosão química e Eletroqúimica.
Corrosão química É também conhecida como corrosão seca, pois não precisa de ambiente aquoso para ocorrer, sendo, portanto livre de eletrólitos. Ocorre sob a ação de um elemento não iônico, um agente químico, por exemplo, sobre o material, ou seja, sem a ocorrência de transferência de elétrons. Se for no caso um metal, o processo consiste de uma reação química entre o meio corrosivo e o material metálico, resultando na formação de um produto de corrosão sobre a sua superfície,