Corrosão por Fretting
Corrosão por Fretting
Alunos:Gabriel Eulálio Madona, Gabriela Mendes, Gustavo Oliveira Taís Oliveira, Raphael Furtado
Curso: Corrosão 2º ano
Professor: Jorge Rosa
Introdução
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
Corrosão por atrito corresponde ao dano que ocorre a interface entre duas superfícies sobre as quais existe uma carga, sujeitas a leve movimento oscilatório de baixa amplitude. O termo "desgaste por atrito" é usado constantemente para descrever desgaste, enquanto o termo "corrosão por atrito" é usado quando uma das superfícies, ou produto do desgaste, sofre oxidação. [...] para ocorrer a corrosão por atrito, as interfaces devem estar sobre pressão, deve haver movimento relativo repetido entre as duas superfícies, e, finalmente, tanto a carga como o movimento relativo das superfícies devem ser suficientes para produzir deslizamentos ou deformação superficial.
-Lalgudi Venkataraman Ramanathan
-Corrosão e seu controle, -1988
Corrosão por fretting é definida como a corrosão causada por pequenos e repetitivos movimentos numa situação de aparente repouso. Pequenas vibrações relacionadas a corrosão por fretting não precisam ser , necessariamente, causadas por ações mecânicas externas.
- Contact Problems Due to Fretting and Their Solutions
- Piet van Dijk e Frank van Meijl
- publicado no AMP Journalof Technology Vol. 5 June, 1996
Corrosão por Fretting ou Atrito
Corrosão por atrito refere-se à