Mecanismos de desgates
ASPERÇÃO TERMICA
ALUNOS:
THIAGO CORREA
LUCAS VALENTIM
FERNADES ARAUJO
LUIZ
LUCAS SOUZA
PROFESSOR:
FELIX
Introdução
Em meio a processos industrias há alguns tipos de desgaste em materiais que são poucos percebidos, porem de grande relevância para manter a eficiência das maquinas e diminuir manutenção indesejadas, com isso apresentaremos alguns tipos de mecanismos de desgastes e suas possíveis soluções a partir de revestimentos por aspersão térmica.
Mecanismos de Desgaste
Os desgastes são geralmente causados por uma combinação, devia à fretting ou abrasão e danos químicos devido à corrosão ou oxidação.
Tipos de Desgaste
• Oxidação
É uma camada de oxido metálico que se forma na superfície do aço.
Em geral esta camada protege o material subjacente e o oxido pode abrandar para baixo.
• Corrosão
É um ataque combinado de oxigênio e enxofre na superfície ocasionando uma deterioração do material.
• Erosão
É a danificação da superfície do material por esforços repetitivos, onde há por exemplo partículas abrasivas.
• Fadiga Térmica
É quando um material submetido a alta temperatura altera sua estrutura, deteriorando-as e perdendo suas propriedades mecânicas.
• Fretting ou Abrasão
Refere-se ao desgaste por atrito e, por vezes, danos por corrosão nas superfícies de contato de asperezas.
• Aderência ou Incrustação
É os depósitos que se formam no interior das tubulações, devido à fixação de substâncias em suspensão e da precipitação de sólidos dissolvidos que se transformam em sólidos insolúveis devido ao aumento da temperatura.
Revestimentos
Os revestimentos são muitas vezes uma solução relativamente barata para vestir. Além de restauração dimensional, os revestimentos podem reduzir ainda mais o desgaste e reduzir os danos químicos de corrosão ou oxidação. Desgaste por atrito é reduzida mediante a aplicação de um revestimento com baixo coeficiente de atrito para a superfície.