Fretting
O objetivo deste trabalho é estudar os aspectos fundamentais associados à fadiga por “fretting”, através do método numérico dos elementos finitos e do modelamento de um ensaio de fadiga por fretting à flexão.
Neste trabalho, o modelo foi construído utilizando-se o aplicativo ANSYS 5.5, tendo por base um ensaio experimental de fadiga por fretting descrito na literatura.
O modelo permitiu obter a distribuição de tensão, deformação e micro deslizamentos na superfície de contato e observar os sítios preferências para iniciação de trincas por fadiga por fretting. Através deste modelo estudou-se a distribuição das tensões, deformações, amplitude de deformação total e média, e a distribuição da pressão de contato ao longo da largura de contato,atuantes na superfície. Ao final deste trabalho é construído uma tabela que mostra a posição onde provavelmente surgirão as trincas por fadiga convencional ou por fadiga por fretting, bem como o seu correspondente número de ciclos. Com os dados desta tabela, é possível construir um gráfico que mostra a relação entre a força total de contato e a força total de flexão, em que a falha provavelmente surgirá. Conclui-se que a borda do contato é o local onde apresenta as condições ideais para o provável surgimento das trincas por fadiga por fretting, e que o aumento da pressão de contato, torna este local ainda mais apropriado ao seu surgimento.
Pitting
Formando pequenas cavidades afiada em uma superfície de metal