Ocorrencias nos rolamentos e contra medidas
Os rolamentos corretamente cuidados podem ser usados por um longo período, em geral, até a vida de fadiga, contudo, há casos de ocorrências inesperadamente rápidas que não permitem a utilização continuada. Estas ocorrências prematuras em relação à vida de fadiga, são os limites de uso, naturalmente denominadas de quebras ou acidentes que na sua grande maioria têm como causas: a falta de cuidados quanto a instalação, utilização e lubrificação, a penetração de partículas estranhas do exterior e a falta ao considerar a influência do calor no eixo e alojamento. Ao se avaliar uma ocorrência no rolamento, por exemplo: a ocorrência de arranhadura no rebordo do anel de rolamento de rolos, pode ser considerada como provável causa desta, a lubrificação insuficiente ou inadequada, a deficiência do sistema de relubrificação, a penetração de partículas estranhas, desvios de instalação, flexão excessiva do eixo ou a combinação destes.
Assim, examinando somente a peça que apresentou o problema, é difícil determinar a verdadeira causa deste. Entretanto, se for do conhecimento, a máquina onde o rolamento é usado, as condições de trabalho, a configuração dos conjugados, e se à situação anterior e posterior ao da ocorrência estiverem claras, o estado do rolamento danificado pode ser relacionado a várias causas, que ponderadas, possibilitarão a prevenção contra a reincidência de ocorrências semelhantes.
Os tipos mais representativos de ocorrências de rolamentos, as causas e as contramedidas, estão relacionados na tabela a seguir.
Tabela com os tipos de ocorrências, causas e contramedidas em rolamentos.
Ocorrências
Causas
Contramedidas
Escamamento
Somente de um dos lados da pista no rolamento radial.
Carga axial anormal.
Corrigir para ajuste com folga no anel externo do rolamento lado livre.
Diametralmente opostos na pista.
Deficiência na circularidade