Tipos de rolamentos ii
MECÂNICA INDUSTRIAL
ROLAMENTOS
Nome: Mariana do Nascimento
Profº:
Disciplina: Manutenção Mecânica
Lages, Outubro de 2012.
INTRODUÇÃO
O trabalho demonstra que os rolamentos são suportes mecânicos montados em eixos. São constituídos por dois anéis de aço especial, sendo separado por fileiras de esferas, de rolos cilíndricos ou cônicos.
Os rolamentos desenvolvem a função de suportar eixos permitindo realizar movimentos rotacionais, sendo assim, o rolamento minimiza o atrito que existe entre as peças da máquina e suporta cargas.
DESENVOLVIMENTO
Os rolamentos, tendo os anéis e os corpos rolantes com contato com as superfícies estão sujeitas a esforços pesados e repetitivos, sejam cargas axiais ou radiais, como na figura abaixo:
Figura demonstrando a carga axial e radial.
O rolamento deve manter sua precisão na rotação constantemente. Para obter esse desenvolvimento com o rolamento, a fabricação do material deve ser de dureza alta, ter resistência ao desgaste e à fadiga de rolagem, e ter boa estabilidade na dimensão. o que é comum nos rolamentos é a fadiga, isso é causado por impurezas não metálicas do aço. Utilizando materiais puros com baixos níveis de impurezas não metálicas, aumenta a vida da fadiga por uso do rolamento.
Para os rolamentos NTN é utilizado aços com baixo teor de oxigênio e impurezas não metálicas, o processo de desgaseificação a vácuo é refinados, como também os fundidos à vácuo.
COMPOSIÇÃO DOS ROLAMENTOS
- Alto-médias ligas de aço carbono: a quantidade de aços que pode ser temperados não somente externos mas também internos, sendo chamado "método de têmpera total" é utilizado para pistas e eixos. O principal que é muito utilizado é o aço para o rolamento com alto teor de carbono e cromo. Para os rolamentos grandes e com seção transversal é utilizado o aço manganês ou molibdênio, isso permite a têmpera por indução.