corrosão de placa eletrônica Química
Vou usar uma placa de fenolite para circuitos eletrônicos, a princípio cortei a placa, pois ela é vendida em um tamanho maior do que o necessário para essa experiência, depois limpei ela com esponja de aço para retirar qualquer impureza que possa prejudicar a experiência.
A placa é composta basicamente por dois matérias, de um lado fenolite, e do outro lado por cima do fenolite uma camada de cobre, é esse lado em que vamos trabalhar.
Desenhei em uma folha de papel oficio o desenho do circuito (FLIP-FLOP) no seu tamanho original, ao ponto de que seja usada depois, se necessário, para colocar os componentes do circuito.
Com o desenho feito, vou pôr em cima da placa no lado do cobre uma folha de papel carbono, e, em cima da folha de papel carbono a folha de papel oficio. Vou cobrir o desenho com um lápis para que possa transferir o desenho para a placa.
Depois que o desenho de carbono esta desposto na placa, com uma caneta de retroprojetor vou recobrir o desenho feito com o carbono redesenhando todas as linhas e pontos.
As linhas que redesenhei sobre o cobre não serão corroídas pela solução de hipoclorito, o restante da camada de cobre não coberta pela a tinta da caneta será removida ficando apenas o fenolite da placa, ou seja, nas linhas marcada com a caneta é que ficara as trilhas de cobre usada para o circuito.
Em seguida coloquei a placa dentro de uma solução de hipoclorito de Sódio, e a deixei sendo corroída por 15 minutos.
A parte do cobre em que não estava coberto pela tinta da caneta perde todo o brilho já que essas partes da placa foram corroídas pela solução. Em seguida lavei com agua corrente e passei uma esponja de aço para remover a tinta da caneta.
O processo está Concluído.