Ceramicas avancadas
Cerâmicas avançadas
DISCIPLINA: Processamento de Materiais Cerâmicos
PROFESSORA: Jacyara Maria Alves Vieira
ALUNA: Nathália Cristina Gomes Silveira
BELO HORIZONTE
2014
1. INTRODUÇÃO
Os materiais cerâmicos são conhecidos desde os tempos mais remotos. A invenção da cerâmica foi fundamental para o desenvolvimento de sociedades agrárias, de forma a garantir a colheita e até mesmo a vida dos animais fora nas estações desfavoráveis, armazenar e proteger o excesso de alimentos. Com a descoberta das propriedades da argila e a invenção de um forno específico, foi possível construir potes especiais para tal armazenamento. Os primeiros indícios do uso da cerâmica datam de 6500 a.C. Embora o uso fosse prático fosse o principal, cerâmica decorativa logo passou a ser utilizada em rituais e como arte em algumas culturas ao redor do planeta.
A origem da palavra "cerâmica" vem da palavra grega "Keramikós", que significa barro queimado, pois nos primórdios os produtos obtidos com tal material, por exemplo, panelas e vasilhames de água, eram obtidos a partir da queima da argila molhada.
No Brasil, há dúvidas sobre a primeira aplicação cerâmica. Alguns estudos arqueológicos mostram a primeira presença das cerâmicas foi na Ilha de Marajó. Outros, contudo, dizem que cerâmicas mais simples foram criadas na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás.
Atualmente, este o termo cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. Esta classe de materiais apresenta propriedades específicas, sendo as mais representativas: baixas condutividades térmicas e elétricas (ao contrário dos metais), alta estabilidade química, resistência à corrosão e ao calor.
As cerâmicas são comumente dividodas em dois grandes grupos: “cerâmica tradicional” e “cerâmica avançada” (também chamada de cerâmica fina ou