Corridas de velocidade
A história da corrida
By multiesportes on abril 19, 2010
Matéria originalmente publicada na edição 43 da Revista SuperAção
Fernando Evans
SuperAção apresenta o nascimento e a evolução do atletismo no Brasil
[pic]Pelas mãos, ou melhor, pelos pés de ingleses e alemães, o atletismo brasileiro ganhou vida. Imigrantes dos dois países foram os pioneiros do esporte organizado no Brasil. Segundo registros, em 1880 já existia, no Rio de Janeiro, o Club Brasileiro de Cricket, onde se faziam apostas para corridas a pé, realizadas entre jogos de críquete e, provavelmente, de golfe. Em São Paulo, o primeiro clube a ser fundado foi o São Paulo Athletic, em maio de 1988. De início, apenas para a prática do críquete, mas, posteriormente, também para corridas pedestres, ginástica, golfe e futebol. Além desses dois clubes surgiram ainda, em São Paulo, o Club Alemão de Ginástica (1888), Associação Atlética Mackenzie Collage (1898), Sport Club Internacional (1899) e Club Atlético Paulistano (1900); em Niterói, a Rio Cricket and Athletic Association, por volta de 1899; e em Porto Alegre, várias agremiações dirigidas por alemães, dedicadas à ginástica, jogos com bola e provas atléticas.
De acordo com dados da época, em todos esses clubes surgidos no fim do século 19, o atletismo era praticado de forma descontínua, não obedecendo muito às normas traçadas na Inglaterra. Data de 1907 o primeiro livro, editado pela Livraria Garnier, com regras oficiais para diversos jogos e esportes, inclusive o atletismo. Cerca de três anos depois, em São Paulo, essas regras já eram observadas em torneios regularmente disputados em vários clubes e colégios.
No ano de 1914, o jornal ‘O Estado de São Paulo’ patrocinou o Campeonato do Atleta Completo, conjunto de 12 provas para cada concorrente. A competição, uma espécie de dodecatlo, foi realizada no Clube Espéria e vencida pelo dinamarquês Islovard Rasmussem, cabendo ao brasileiro