História do ibm 1401
O primeiro transistor foi criado em 1947, mas seu uso comercial só ocorreu a partir do final da década de 50. Os transistores vieram a substituir as válvulas. Por ser um componente baseado na tecnologia dos semicondutores - elementos com propriedades físicas especiais, tal como o germânio e o silício - o transistor é considerado um "componente do estado sólido" e possui a grande vantagem de não se aquecer como as válvulas nem muito menos quebrar por choque físico, além de ser fisicamente muito menor. Gradativamente as válvulas passaram a ser substituídas por transistores, fazendo com que a maioria dos equipamentos eletrônicos - e leia-se aí os computadores - passassem a ocupar um menor espaço físico, esquentando menos e consumindo menos corrente elétrica. Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por um indústria mundial de computadores. Outros computadores como os da DEC (Digital Equipment Corporation) foram de muitíssima importância. A série de computadores da DEC recebiam o nome PDP, sendo o PDP-1 lançado em 1959. E em 1963 a DEC criou o primeiro minicomputador, o PDP-5.
Em 1962 foram usados pela primeira vez discos magnéticos para o armazenamento de informações, no computador Atlas.
Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por um indústria mundial de computadores.
Na época, além de serem gigantescos, os computadores usavam imensas unidades de fita magnética para o armazenamento de informações para uso posterior, além de sistemas de cartões perfurados, onde as informações que você queria passar para o computador eram marcadas através de perfurações feitas em