Bibliologia
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Introdução
Essa disciplina tem como objetivo introduzir o aluno no campo da Teologia, e oferecer-lhe oportunidade de um contato com alguns dos temas da Teologia Sistemática, seja como transmissão dos seus postulados (princípios, fatos) básicos, seja na reflexão sobre os mesmos e sua importância para o Cristão e para a Igreja Evangélica hoje.
Definição
“Teologia representa um dos empreendimentos humanos costumeiramente qualificados de ‘científicos’, que têm por finalidade perceber um objeto (respectivamente uma área definida) como fenômeno, compreendê-lo em seu sentido e interpretá-lo quanto ao alcance de sua existência – e isso dentro do caminho indicado pelo próprio objeto em questão. O termo teologia parece indicar que em seu âmbito, por ser ciência específica, se trate de perceber, de compreender e de interpretar a Deus”. (Karl Barth, Introdução à Teologia Evangélica, Ed. Sinodal, p. 5). O termo Teologia é composto por duas palavras gregas: Theos = Deus+ Logos = Palavra, estudo, tratado. Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, mesmo sendo ela composta por dois termos gregos familiares, é bíblica em seu caráter. A Teologia Sistemática é aquela que segue um esquema ou uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário e que tem o propósito de incorporar no seu sistema toda a verdade a respeito de Deus.
Objetivo da Teologia
“A coleção, o arranjo lógico, a comparação, a exposição e a defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas relações com o Universo” (Paul Davidson, Vol. I, p. 2). “O papel da Teologia como ciência não é criar fatos, mas descobri-los e apresentar a relação deles entre si. Os fatos com que lida a Teologia estão na Bíblia” (Paul Davidson, idem).
2
A Necessidade de uma Teologia
Devido ao instinto organizador da mente humana; A importância da verdade sistematizada para o bom desenvolvimento do caráter cristão; Na relação que há entre o conhecimento correto da doutrina