Relatorio sobre administração classica
Originou-se das conseqüências da revolução industrial que forma o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
A administração tem como um dos seus objetivos, pagar salários melhores e reduzir os custos de produção. Para isso deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos, formular princípios e estabelecer processos que permitam controle das operações. Os empregados são selecionados cientificamente e devem ter condições de trabalho adequadas para cumprir as normas da empresa. Também devem ser treinados para melhorar suas habilidades. Deve haver uma harmonia entre a administração e os trabalhadores de forma cooperativa.
As industrias possuem três grandes problemas: vadiagem dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho pela gerencia e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
A implantação da Administração Científica deve ser gradual. Deve-se trocar o empirismo, a discórdia, o individualismo e a produção reduzida por ciência, harmonia, cooperação e rendimento Maximo.
Os elementos necessários para aplicar a Administração Científica são: a padronização de maquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a oportunidade.
O objetivo da administração é garantir a prosperidade do patrão e também do funcionário.
Organização Racional do Trabalho é a tentativa de substituir métodos empíricos por métodos científicos. Baseia-se nos seguintes aspectos: 1- Analise do trabalho e dos tempos de movimentos 2- Estudo da fadiga humana 3- Divisão do trabalho e especialização do funcionário 4- Desenho de cargos e tarefas 5- Incentivos salariais e prêmios de promoção 6- Conceito de homo economicus 7- Condições de trabalho 8- Padronização de métodos e maquinas
Os Princípios da Administração Científica são o principio do planejamento, o