História
Metodologia do ensino de História e Geografia 4º ano
TITULO
Paisagens do Campo e da Cidade: Olhares
INTRODUÇÃO
A paisagem pode ser compreendida como tudo aquilo que a nossa vista alcança, a fração do território que é possível abarcar com a visão. Trata-se de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, em que cada vez mais predominam estes últimos. Tal heterogeneidade é dada pela multiplicidade e diversidade de usos e funções dos objetos e reflete em boa medida as atividades de diferentes períodos que caracterizaram ou caracterizam a vida humana. Desse modo, como assinala o geógrafo Milton Santos, ela é uma combinação de objetos criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual.
OBJETIVOS
-Identificar, descrever e comparar os elementos de origem natural e cultural que configuram as diferentes paisagens. -Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.
JUSTIFICATIVA
Por meio da leitura da paisagem, os estudantes poderão observar, identificar, descrever ou comparar os elementos que a compõem e seu arranjo, atribuindo-lhes significado. O ponto de partida são os espaços familiares à criança, em que se imbricam representações, valores e identidades, como os de vivência - a rua, a praça, o bairro ou a escola -, ou aqueles que ela já teve a oportunidade de conhecer ou visitar.
Esta seqüência didática propõe a observação de paisagens do campo e da cidade por meio de obras de arte e fotografias, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos, croquis e painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Converse com os alunos sobre os espaços que eles costumam freqüentar, visitar ou usar para brincadeiras. Pergunte quais são os de que mais gostam e o que