Sistemas Operacionais Geração
As gerações de computadores foram surgindo a partir da época do Ábaco cerca de 2000 A.C., para apenas contar e fazer pequenos cálculos. O pulo de uma geração para outra veio com uma nova tecnologia que possibilita, com grandes avanços do poder de cálculo ou descobertas que modificam a base de um computador. Entre 1940-1945 com uma parceria entre a Marinha Norte-Americana e a IBM, construíram uma computador chamado MARK I com cerca de 17 metros de comprimento e 2 metros de altura com 750.000 partes unidas por aproximadamente 80 Km de fios, ele foi o primeiro computador automático a ser usado para fins bélicos.
Em 1945 no auge da segunda Grande Guerra vinha crescendo a procura por computadores. Os Britânicos criavam o Clossus para decifrar os códigos nazistas, e os americanos apresentavam o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) que usava válvulas eletrônicas os números eram usados de forma decimal. Apesar de o processamento ser rápido para a época o seu uso era atrasado, pois tinha que mudar válvulas de lugar e vários fios para cada tarefa que tinham que executar. Após o ENIAC veio o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer) com o mesmo tamanho, mas com cem vezes mais memória que o ENIAC e as instruções eram passadas por dispositivos eletrônicos.
Em 1951 foi lançado o UNIAC I era bem menor que os anteriores com 20 metros quadrados e pesava cerca de 5 toneladas e abandonava os cartões perfurados para usar os cartões magnéticos, já o UNIAC II foi o primeiro a ser comercializado com quinze unidades. A IBM disponibilizou para o publico americano em 1954 o computador IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos, apesar do pessimismo com o computador em 1958 foram vendidas mais de 2000 unidades que era capaz de fazer em um segundo 1.300 somas e 100 multiplicações.
Segunda Geração dos Computadores (1955-1965)
Foi nesta época que pela primeira vez na