Gêneros Textuais
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir e refletir, sobre gêneros textuais, suas concepções e importância na sala de aula, sendo este fruto de estudos realizados no grupo de pesquisa, intitulada “A leitura e a formação de leitores, no estado de Alagoas: estudo e intervenção de alfabetização em Educação de Jovens e Adultos. Procuramos com isto, um maior entendimento sobre gêneros textuais, a partir de levantamento bibliográfico no qual destaca-se reflexões teóricas de: Cavalcante (2008), Freitas (2007), Geraldi (2004), Silveira (2005), e. Com base nas análises, constata-se a relevância do uso dos gêneros textuais em sala de aula, por possibilitar um trabalho mais sistemático em relação aos usos da língua nas mais diversas situações de interação social. Desse modo, concluímos que é imprescindível a inserção de diferentes gêneros textuais na sala de aula, para que os alunos possam vivenciar tais gêneros, de forma sistemática, dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chaves: Linguagem; Texto; Gêneros Textuais.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é apresentar discussões e reflexões, mais especificamente sobre gêneros textuais, que têm sido realizadas no grupo de estudo, que faz parte da pesquisa intitulada “A LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES, NO ESTADO DE ALAGOAS: ESTUDO E INTERVENÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS” 1.
As discussões foram realizadas durante o primeiro semestre de 2011, através de uma revisão da literatura dos seguintes autores: CAVALCANTE (2008), FREITAS (2007), GERALDI (2004), SILVEIRA (2005). Vale ressaltar que este projeto terá a duração de 4 anos. As intervenções serão realizadas em quatro escolas públicas, sendo duas municipais e duas estaduais, localizadas em Maceió. Tal interesse se inscreve pelo fato de a pesquisa contribuir com a produção de um maior conhecimento sobre as práticas de leitura e formação de leitores na EJA. Além disso, visa