Segurança do trabalho
Áreas restritas são áreas em que o acesso é restrito e controlado por razões de segurança , através de cartões de acessos.
Os procedimentos adotados pelas empresas para delimitar áreas restritas focam a importância de limitar o tráfico de trabalhadores em áreas de risco, diminuindo a quantidade de pessoas expostas. Visando a Segurança de todos os trabalhadores, as empresas delimitam a área quando é identificado que naquele local o potencial para causar um acidente é elevado.
Para minimizar e limitar a quantidade de pessoas expostas aos riscos é restrito o acesso a área e é permitido adentrar somente pessoas treinadas e previamente autorizadas.Evitando que curiosos, pessoas mal intencionadas, pessoas sem conhecimento do risco acesse o local.Os meios adotados para delimitar a área vária de acordo com a empresa e as atividades, podendo ser adotados vários procedimentos, um interligando ao outro, para que a restrição seja eficaz.
Somente pessoas treinadas e autorizadas podem adentrar nas áreas restritas. Essas áreas são sinalizadas por equipamentos de proteção coletiva, como por exemplo; Fitas zebradas, correntes, cordas, cones, libra, placas informando área restrita e/ou área liberada (quando a mesma for liberada pelo responsável), a sinalização é definida de acordo com o grau de risco exposto na área, podendo ter na área segurança ou vigia supervisionando o local.
A área é delimitada por profissionais de Segurança e responsáveis pela atividade exercitada no local. A delimitação de área restrita deve ser respeitada por todos os trabalhadores inclusive diretoria.
A segurança do trabalho pode contribuir através de iniciativas, como assegurar a implantação e manutenção das separações físicas que deverão tornar eficaz essa delimitação.
A maior dificuldade que a segurança do trabalho pode ter para colocar em prática estes procedimentos e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de