Corrente alternada senoidais
1-INTRODUÇÃO:
- Geração, distribuição, importância.
- A forma de onda senoidal é particularmente importante, porque a senoide é a única forma de onda que não se altera ao ser aplicada a um circuito contendo resistores, capacitores e indutores.
- Diferenças entre CC (corrente contínua), CC pulsante, CA (corrente alternada).
2-DEFINIÇÕES:
Forma de onda: representação gráfica de uma função num sistema de coordenadas. Por exemplo, tensão ou corrente em função do tempo, ângulo, temperatura.
Valor instantâneo: amplitude de uma forma de onda em um instante de tempo qualquer, representado por letras minúsculas (a1, a2, e1, e2, v1, v2, i1, i2, etc.).
Amplitude de pico: Valor máximo da amplitude da forma de onda em relação ao seu valor médio, representado por letras maiúsculas (AM, EM, VM, IM). Numa forma de onda simétrica com relação ao eixo horizontal, o valor médio, que será estudado mais adiante é sempre igual a zero.
Valor de pico: valor máximo da forma de onda em relação ao nível zero. Se a forma de onda for simétrica com relação ao eixo horizontal, o valor de pico e a amplitude de pico serão coincidentes.
Valor pico a pico: diferença entre os picos positivo e negativo. Soma dos módulos das amplitudes de pico positiva e negativa (APP, EPP, VPP, IPP).
Forma de onda periódica: é toda forma de onda que se repete sucessivamente após certo intervalo de tempo constante.
Período (T): intervalo de tempo, em segundos, após o qual a forma de onda se repete sucessivamente.
Ciclo: parte da forma de onda contida num período.
Freqüência (f): quantidade de ciclos contidos na unidade de tempo (um segundo). É medida em ciclos por segundo (c/s) ou hertz, simbolizado pelas letras Hz no sistema internacional de unidades.
Ex.: 1 c/s = 1 Hz; 2,5 c/s = 2,5 Hz.
É o inverso do período: e onde: f é a freqüência em hertz (Hz) e
T é o período em segundos (s).
Freqüência angular ou velocidade angular (ω): A forma de onda