Eletricidade ca
O estudo da energia elétrica feito até agora baseou-se nas correntes e tensões continuas, isto é, nas que mantêm o mesmo sentido (unidirecionais) e o mesmo valor. Existem, no entanto numerosas aplicações em que são diversas as variações em função do tempo, das tensões, correntes e outras grandezas. Assim as grandezas elétricas podem classificar-se em função do tempo como:
Grandezas constantes No gráfico a corrente representada é constante pois não varia ao longo do tempo.
Grandezas variáveis - Não periódicas A corrente representada possui valores diferentes de instante para instante mas mantêm o mesmo sentido.
Corrente variável unidirecional
Grandezas variáveis - Periódicas Uma grandeza diz-se periódica quando se verifica uma repetição das suas
características ao longo do tempo. No estudo que iremos efetuar, surgirão diversas formas de ondas periódicas. Representamos dois tipos de ondas periódicas: ondulatórias ou pulsantes e as alternadas puras.
As ondas alternadas puras distinguem-se das ondas ondulatórias porque possuem um valor médio algébrico nulo.
Tensão alternada triangular (a); Tensão alternada quadrada (b); Corrente senoidal (c)
Numa onda alternada pura, o conjunto dos valores assumidos em cada sentido designa-se por alternância ou semi-onda. Teremos assim uma alternância positiva e uma alternância negativa. O conjunto de duas alternâncias consecutivas designa-se por ciclo. O valor assumido, em cada instante, por uma corrente ou tensão é chamado valor instantâneo, que se representa por uma letra minúscula: i , e (ou u). Iremos agora tratar do estudo de correntes e tensões alternadas senoidais. A sua importância na eletrônica resulta do fato de qualquer sinal periódico alternado poder se considerar como a soma de sinais alternados senoidais de frequências múltiplas. Convém, no entanto, definirmos as grandezas que caracterizam um sinal senoidal.
Características da corrente alternada senoidal Período É