Teoremas e Circuitos Aplicados
ELETRICIDADE APLICADA 2
ELT2 – ELETRICIDADE APLICADA 2
TEOREMAS SOBRE CIRCUITOS CA
INTRODUÇÃO
Serão apresentados os teoremas da superposição, de Thévenin, de Norton e da potência máxima, aplicados sempre com fontes independentes.
TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO
O teorema da superposição elimina a necessidade de resolver um sistema de equações lineares simultâneas ao considerar separadamente os efeitos de cada uma das fontes. Para isso se mantém uma fonte e se removem as outras. Isso é conseguido colocando-se as fontes de tensão em zero (substituindo-as por curtos-circuitos), assim como as fontes de corrente (substituindo-as por circuitos abertos). Para obter a tensão ou a corrente em uma parte do circuito, se adiciona algebricamente as contribuições de cada uma das fontes.
O teorema da superposição não pode ser usado no cálculo da potência em circuitos de corrente alternada, pois se trata de uma relação não-linear. O teorema pode ser aplicado a circuitos com fontes de freqüências diferentes somente se a resposta total, envolvendo cada freqüência, for determinada separadamente e o resultado for expandido em uma expressão não-senoidal.
Uma das aplicações mais comuns do teorema da superposição é em sistemas eletrônicos nos quais as análises CC e CA são realizadas separadamente e a solução total é a soma das duas.
EXEMPLO NUMÉRICO
1. Usando o teorema da superposição, determinar a corrente I na reatância de 4 Ω (XL2) vista na Figura 1.
Figura 1 – Circuito do exemplo 1.
Solução:
Para o circuito redesenhado (Figura 2) têm-se as impedâncias:
Z1 jX L1 j4 ; Z2 jX L2 j4 e Z3 jX C j3
Considerando o efeito da fonte de tensão E1 (Figura 3), tem-se:
Z Z j4 ( j3)
Z 2||3 2 3
Z 2||3 j12 12 90º
Z 2 Z3 j4 j3
NOTAS DE AULA 08 – TEOREMAS SOBRE CIRCUITOS CA – REV. 2
1
IFSP – CAMPUS CUBATÃO – SAI – 4º MÓDULO
Figura 2.
IS1
ELETRICIDADE APLICADA