Qualidade abordagem
Em 1992 Garvin definiu que a qualidade poder ser classificada de acordo com a abordagem e que ela depende do contexto que e aplicada. São elas abordagem transcendental, abordagem fudamentada no produto, fundamentada no usuário, fundamentada na produção e fundamentada no valor.
Abordagem transcendental.
E aquela que e definida pela reputação da marca e do produto no mercado, ela ocorre devido a experiências passadas, onde a marca já e sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível. Garvin salienta que “(...)embora não se possa definir qualidade, sabe-se o que ela é”.
Abordagem fundamentada no produto.
Neste tipo de abordagem uma das questões que influencia na qualidade e o tempo de vida útil do produto, como por exemplo, um relógio feito para durar 5 anos, e uma questão que agrega qualidade ao produto, pois uma característica de fácil mensuração. Mas esta abordagem vai alem quando se trata de atributos diferentes para cada produto, no caso da estética fica difícil definir, pois o que e bonito para pode ser que não seja para você.
Abordagem fundamentada no usuário.
E difícil de ser mensurada, pois neste caso ela está diante dos olhos de quem a observa. Também se trata de uma visão pessoal, pois cada usuário tem suas necessidades diferentes. Neste caso a qualidade de um produto é condicionada ao grau que ele atende às necessidades e conveniências do consumidor.
Abordagem fundamentada na produção.
E aquela em que o produto e fabricado de acordo com normas pré estabelecidas. No caso o fabricante tem uma forma de produzir e qualquer desvio da norma acarreta em diminuição da qualidade do produto.
As melhorias da qualidade dessa abordagem levam os menores custos, reduzem custos de inspeção e reduzem custo de retrabalho.
Abordagem fundamentada no valor.
Ela se refere muito na disposição que o consumidor tem em pagar um preço elevado por um produto de maior qualidade ou não, onde o consumidor compra um produto de menor valor sem