Correlação
Lisiê, Élio e Stanislau
DIAGRAMA DE CORRELAÇÃO E RETA DE REGRESSÃO
SICREDI NORDESTE RS
Novo Hamburgo 2013
Lisiê Gabriele Menegaz e Stanislau Ivo Vogel Junior
DIAGRAMA DE CORRELAÇÃO E RETA DE REGRESSÃO
SICREDI NORDESTE RS
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
Curso de Administração
Estatística Aplicada
Professora Orientadora: Graciela Piacentini
Novo Hamburgo, junho de 2013
SUMÁRIO
1
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
3 MATERIAL E MÉTODOS UTILIZADOS 6
Houve um aumento significativo em relação aos anos de 2011 e 2012. Com uma análise de crédito mais criteriosa, os créditos são liberados a partir de garantias reais e avalistas. 10
RESUMO
A necessidade de gerir corretamente os recursos e processos de uma cooperativa de crédito, bem como definir as estratégias e ações necessárias para garantir seu crescimento, é igual à existente em qualquer empresa ou organização. Esse processo define os resultados que serão obtidos, impactando diretamente nos interesses dos associados e fazendo com que o empreendimento seja interessante ou não para os mesmos, fator esse que define a viabilidade da existência da própria cooperativa.
Ademais, as boas práticas de governança, além de melhorar a gestão e transparência da administração da cooperativa, vêm de encontro às recomendações do Banco Central, garantindo tranquilidade, valorizando o empreendimento e facilitando a obtenção de novos cooperados.Como importante alternativa às instituições financeiras tradicionais, as cooperativas desempenham importante papel na democratização do acesso ao crédito, com grande representatividade na microeconomia de cada região, ajudando a promover seu desenvolvimento econômico e social.
Para isso, é importante uma gestão eficiente da