Ciclo Celular
Figura 1. Prófase, observada a partir de preparações definitivas relativas a meiose em ápices radiculares de cebola (Allium cepa L.). Os cromossomas apresentam-se curtos e espessos; os cromossomas são constituídos por dois cromatídeos unidos por um centrómero; dois pares de centríolos começam a afastar-se para polos opostos, formando-se o fuso acromático, no momento em que os centríolos alcançam os polos a membrana nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.
Fonte: Silva A.,Mesquita A.,Gramaxo F., et al. Universo de Vida, Biologia e Geologia 11ª.pág.43 e 46.
Figura 2. Metafase, observadas a partir de preparações definitivas relativas a meiose em ápices radiculares de cebola (Allium cepla L.). Nesta fase, os centríolos já estão em polos opostos e os cromossomas organizam-se no equador do fuso acromático, é também nesta fase que os cromossomas apresentam o maior grau de condensação.
Disponível na Web: http://biologias.com/dicionario/verbete/metafase#.UnJ1-VOmVck>
Figura 3. Anafase, observada a partir de preparações definitivas relativas a meiose em ápices radiculares de cebola (Allium cepa L.). Nesta fase, ocorre rompimento dos centrómeros e a separação dos cromatídeos, passando cada um a constituir um cromossoma independente. Posteriormente, dá-se a ascensão dos cromatídeos para cada um dos pólos do fuso acromático. Cada pólo recebe o mesmo material cromossómico, uma vez que cada cromossoma-filho possui a mesma informação genética.
Fonte: Silva A.,Mesquita A.,Gramaxo F. et.al, Universo de Vida, Biologia e Geologia 11ª.pág. 43,45
Figura 4. Telofase, observada a partir de preparações definitivas relativas a meiose em ápices radiculares de cebola (Allium cepa L.). Nesta fase, os núcleos separam-se, a membrana nuclear reorganiza-se e a célula fica assim com dois núcleos com a mesma informação genética. Também nesta fase começa a divisão das paredes celulares.
Fonte: telófase (mitose). In