correlação e regressão
CORRELAÇÃO
Existe entre duas variáveis quando uma delas está, de alguma forma, relacionada com a outraAo se estudar uma variável o interesse eram as medidas de tendência central, dispersão,assimetria, etc. Com duas ou mais variáveis além destas medidas individuais também é de interesseconhecer se elas tem algum relacionamento entre si, isto é, se valores altos (baixos) de uma dasvariáveis implicam em valores altos (ou baixos) da outra variável. Por exemplo, pode-se verificar seexiste associação entre a taxa de desemprego e a taxa de criminalidade em uma grande cidade, entreverba investida em propaganda e retorno nas vendas, etc.
A associação entre duas variáveis poder ser de dois tipos: correlacional e experimental. Numarelação experimental os valores de uma das variáveis são controlados pela atribuição ao acaso doobjeto sendo estudado e observando o que acontece com os valores da outra variável. Por exemplo,pode-se atribuir dosagens casuais de uma certa droga e observar a resposta do organismo; pode-seatribuir níveis de fertilizante ao acaso e observar as diferenças na produção de uma determinadacultura.
No relacionamento correlacional, por outro lado, não se tem nenhum controle sobre asvariáveis sendo estudadas. Elas são observadas como ocorrem no ambiente natural, sem nenhumainterferência, isto é, as duas variáveis são aleatórias. Assim a diferença entre as duas situações é que naexperimental nós atribuímos valores ao acaso de uma forma não tendenciosa e na outra a atribuição éfeita pela natureza.
REGRESSÃO
Em estatística, regressão é uma técnica que permite explorar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes específicas (variáveis explicatórias). A análise da regressão pode ser usada como um método descritivo da análise de dados (como, por exemplo, o ajustamento de curvas) sem serem necessárias quaisquer suposições acerca dos processos que permitiram gerar os dados. Regressão designa