correlaçao e regressao
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA> ESTATÍSTICA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO
CORRELAÇÃO / REGRESSÃO E NÚMEROS ÍNDICES
Adriana Gonçalves Carneiro
Daniela Ferreira da Silva
Débora Tacia
Laís Ravena da Silva Sousa
TERESINA, 29 DE NOVEMBRO DE 2013.
CORRELAÇÃO / REGRESSÃO E NÚMEROS ÍNDICES
Trabalho apresentado ao Curso de Administração como pré-requisito para obtenção parcial da terceira nota da disciplina Estatística.
Professor: Gilberto de Araújo Costa
Teresina 29 Novembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A regressão e a correlação são técnicas destinadas a estimar o relacionamento entre duas ou mais variáveis. A correlação sintetiza o grau de relacionamento, enquanto que a regressão equaciona matematicamente o relacionamento. Essa equação pode ser usada para predizer valores de uma variável, dados os valores da outra. Mas especificamente, a análise da correlação e regressão compreende a análise de dados amostrais para saber se e como duas ou mais variáveis estão se relacionadas uma com a outra numa população. Têm-se alguns tipos de correlação e regressão.
Os números índices são um importante instrumento para sintetizar modificações em variáveis econômicas durante um período de tempo. Esses números indicam a variação relativa seja no preço, na quantidade, ou no valor entre um ponto anterior no tempo e, usualmente, o período corrente.
Quando só um produto está em jogo, caracteriza como índice simples, enquanto quando que quando se faz uma comparação que envolva um grupo de artigos é chamado índice composto.
Há três classificações de números índices administrativos e econômicos. Todos esses números índices têm características em comum, uma é que eles são razões de quantidades no período corrente para quantidade no período base.