memorial justificativo
1. PARTIDO ARQUITETÔNICO
O presente projeto destina-se a instalação do setor administrativo e da biblioteca do IFRS campus Sertão. Edificação com dois pavimentos sobre pilotis. Possuirá salas de escritórios, reunião, administração, recepção, auditório, instalações sanitárias, além de biblioteca completa. A obra será implantada no Distrito de Engenheiro Luiz Englert,
Município de Sertão, RS.
A premissa básica foi a de criar uma linguagem moderna, inovadora, e ao mesmo tempo funcional e confortável. Foram observadas as condições climáticas da região, para o melhor aproveitamento da energia solar, ventos e das águas pluviais. A otimização dos espaços, a forma e o conforto dos ambientes, pretendem contribuir com o desenvolvimento intelectual e produtivo dos usuários. Usufruindo para tanto de todos os métodos construtivos atuais.
A configuração adotada é da arquitetura contemporânea. No pavimento térreo estão a administração, auditório, sala de reunião, recepção, sanitários, e o setor de serviços. No 1º subsolo ficará a biblioteca, completa com videoteca, sala de informática, ambientes individuais de estudo e conjunto de sanitários. No 2º subsolo, pilotis que serve como abrigo de veículos e um depósito. Sobre o telhado teremos um espaço elevado que abrigará reservatórios d’água, e condensadoras de ar condicionado, bem como servirá de ventilação e iluminação para os ambientes enclausurados. Observada a acessibilidade por rampa, procurando alcançar as premissas do desenho universal.
2. DADOS GERAIS
Obra: Edificação Educacional em Alvenaria.
Proprietário: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Campus Sertão.
Autores: Eng. Civil Aloisio Cortez.
Endereço: Distrito de Engenheiro Luiz Englert, Sertão, RS.
Área Total: 1.129,79m².
Características: Alvenaria de tijolos cerâmicos, com estrutura de concreto armado.
3. INSTALAÇÃO DA OBRA
Serviços preliminares:
O autor dos projetos