correios
2.1 Logística
“A origem da logística é militar. Foi desenvolvida visando colocar recursos certos no local certo, na hora, com um só objetivo: vencer batalhas” (MARTINS; ALT, 2006, p.325).
Segundo Pozo (2007, p.13), a Logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
De acordo com Martins e Alt (2006, p.326), a Logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações, desde a fonte fornecedora até o consumidor [...] o básico da atividade logística é o atendimento ao cliente [...] ela começa no instante em, que o cliente resolve transformar um desejo em realidade.
De acordo com Kotler (2006, p.520), “a logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às dos clientes e de lucrar com esse atendimento”.
Essa área da Administração de Materiais é essencial para as organizações tornando-se indispensáveis para o seu desempenho e sucesso. Sua função principal é atender às necessidades do mercado de forma ágil, e de qualidade ao mesmo tempo a um baixo custo, ou seja, “providenciar bens ou serviços adequados no momento certo, no local exato, nas condições estabelecidas” (POZO, 2007, p. 33).
Através da Logística a empresa pode alcançar uma posição acima à dos concorrentes em relação a conquistar a preferência do cliente. Ou seja, a Logística bem desenvolvida pode ser uma vantagem competitiva para a organização (POZO, 2007).
Para a obtenção de melhores resultados e sucesso em seus procedimentos, é necessária que desenvolva