corpos cetonicos
Esse acetil-CoA pode ser utilizado no ciclo do ácido cítrico no fígado ou pode ser transformado em corpos cetônicos que serão enviados para outros tecidos do corpo humano.
Os corpos cetônicos são solúveis e por isso são facilmente exportados do fígado através da corrente sanguínea para diferentes tecidos. O cérebro, que normalmente só utilizaria a glicose como fonte de energia pode passar a utilizá-los, caso não haja glicose disponível. Além dele, o tecido muscular também é um grande consumidor de corpos cetônicos.
Importância dos corpos cetônicos: é importante ressaltar que o fígado não pode utilizar corpos cetônicos, pois não possui a enzima necessária para converter o Acetoacetato em Acetil-CoA. Por isso, os corpos são tão importantes, porquanto sua formação reduz ao mínimo a oxidação de acetil-CoA no fígado.
No estado de jejum: todos os nutrientes foram armazenados ou utilizados. Há tendência à queda da glicemia, o mesmo ocorrendo com a secreção de insulina. O resultado é a redução da síntese de gordura, com aumento da lipólise no tecido adiposo e da oxidação (para a liberação de energia) de ácidos graxos, principalmente nos músculos e no fígado. Os níveis de glucagon no sangue aumentam, resultando em quebra do glicogênio para liberação de glicose no sangue e a formação de glicose que ocorrem principalmente no fígado.
Tipos de corpos cetônicos
Acetoacetato: é um corpo cetônico intermediário que possibilita a transformação de acetil-CoA em D-Beta-Hidroxibutirato, para que este seja exportado pelo fígado e também participa da reação de D-Beta-Hidroxibutirato em