Corpos Cetônicos
No fígado , a acetil-coA pode ser convertida a corpos cetônicos, oxidados por tecidos extra-hepáticos.//Os corpos cetônicos constituem-se , portanto, em um veículo para a transferência de carbonos oxidáveis (originários de acetil coA) do fígado para outros orgãos.A produção de corpos cetônicos é anormalmente elevada quando a degradação de TAGS não é acompanhada pela degradação de carboidratos.para a oxidação eficiente de aceitil coA pelo ciclo de krebs,há necessidadde de níveis compatíveis de oxaloacetato para a reação de condensação que inicia o ciclo.na ausencia de carboidratos, diminui a concentracao de piruvato e , consequentemente, sua conversao a oxaloacetato..o acetil coa acumulado condensa-se,formando os corpos cetonicos.é oq ocorre quando há redução drástica da ingestão de carboidratos –jejum ou dieta-.a cetonemia resulta em mau hálido com odor de acetona e acidose, ou seja, uma diminuição do ph sanguineo.o cérebro no jejum prolongado torna-se capaz de oxidar corpos cetônicos.
SÍNTESE DE ÁC. GRAXOS
1ª etapa-transporte de acetil coA para o citossol. Ocorre quando a carga energética celular é alta (relação ATP/ADP alta). O resultado final é o transporte dos carbonos da acetil coA(sob a forma de citrato), com gasto de ATP, da mitocondria p o citossole ainda a producao de NADPH.Acetil COA e NAPH,ambos no citossol,podem , então, ser utilizado p formar ac graxos.
B-OXIDAÇÃO DE ÁC GRAXOS
Quebra em 2 carbonos e cada um é convertido em acetil coA. Forma 1 NADH e 1 FADH2 (que entram na cadeira respiratória).saldo de 129 ATPS. Acil –coA- forma ativada de ác graxos para serem oxidados.catalizada pela enzima acil coA sintetase.A membrana mitocondrial interna é impermeável a acil coA e somente os radicais acila são introduzidos na mitocondria, ligados a CARNITINA. Na beta oxidacao o acil coA é oxidado a acetil coA produzindo NADH e FADH2.
Oxidação completa de um ác graxo: ciclo de lyen (converte ác graxo em acetil coA) mais ciclo de krebs (oxida