corporiedade
FACULDADE DA SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA
SÃO BERNANRDO DO CAMPO
2013
Alunos
Andressa Abrantes Sarmento 227126
Deivid Alves dos Santos 233601
Jaqueline da Silva Tridico 235780
Naiane Fragoso Pereira Caldas 247596
Rodrigo Rogerio de Nazare 233877
Yolanda Agnes de Oliveira 216460
CORPO E MOVIMENTO: RESUMO SECULO XXI A ERA DO CORPO ATIVO
SÃO BERNANRDO DO CAMPO
2013
A Educação entre o Controle e a Libertação do corpo.
Inicialmente, o autor trata do assunto como um processo evolutivo, onde o ser tem inicio com formas simplificadas e posteriormente atinge formas mais complexas.
Nas complexidades do ser inclui-se a linguagem, preconizando a necessidade da educação. Educação essa, que também segue um parâmetro evolutivo, do simples para o complexo, e tudo está diretamente ligado e relacionado com as necessidades de uma sociedade instaurada. Segundo o autor existe uma exigência onde os indivíduos precisam ser aptos a exercer determinadas funções impostas pela própria sociedade.
Durante o desenvolvimento da Era Moderna o intuito foi romper a padronização da educação formal.
A Sociedade Moderna
Os primeiros sinais da sociedade moderna são vistos já no século XIII onde há uma organização social, entretanto se consolida nos séculos XVIII e XIX com a Revolução Francesa, a Revolução Cientifica Mecanicista e as Revoluções Industriais.
Foi na transição do Teocentrismo para o Antropocentrismo, onde a Igreja perde o controle e homem busca embasamento científico.
Com tais acontecimentos temos a inauguração da democracia representativa. O ser, então como membro dessa sociedade passa a ter direitos e deveres. O estado por sua vez, tem a frente membros portadores de direitos política-hierarquia.
Estabeleceu-se assim limitações ao indivíduo em sua totalidade, fica notório com o Iluminismo que houve falha na tentativa do rompimento do ensino formal, pois para