CORPORIEDADE
PARADIGMAS DA CORPORIEDADE
Na primeira aula de corporeidade foi dito que a corporeidade, e nada a mais e nada menos do que um veiculo de comunicação; e que dentro dela temos as três dimensões do corpo, a fisiológica (física), psicológica (emocional afetiva) e espiritual (mental-esperitual) sendo o universo físico, o universo da vida.
No vídeo PARADIGMAS DA CORPORIEDADE`, explica com detalhes o que esse fenômeno nos mostra; que durante muito tempo os especialistas na área da saúde, cuidavam da doença do corpo como se ela fosse uma máquina com defeitos. A partir da pesquisa da universidade de passo fundo começou a ficar mais claros a esses especialistas e também a toda sociedade de que e preciso entender o corpo e a mente, como algo único. O grupo da universidade estuda os paradigmas da corporeidade, onde eles tentam formar profissionais da saúde para que eles passem a focar não apenas no aspecto físico mais também no aspecto emocionais do paciente.
Um dos paradigmas que e usado e a eco terapia; onde pessoa com necessidades especiais passa a ser o foco e o aluno principal. O uso de cavalos na corporeidade ajuda muito essas pessoas para que elas possam ter uma boa qualidade de vida e passam a ter mais expectativas de viver.
O estudo teve início em 2001 e já foram escritos três livros relatando sobre a saúde, a educação na corporeidade, e outros. O coordenador da pesquisa prof. PERECLIS SARIMBA e o professor e filosofo ANDRE BAJA, esteve no programa e falaram um pouco como que funciona a relação da corporeidade na recuperação e tratamento de pacientes. Diversas áreas da saúde podem usar esse processo não apenas em pessoas com necessidades especiais, como também em crianças que esta em faze de crescimento, e desenvolvimento motor de aprendizagem.
A corporeidade enfim requer muita atenção de pessoas que além de trabalhar para dar uma qualidade de vida